Entenda sobre escala menor harmônica e escala menor melódica :
Tendo em vista que você entendeu que, a escala menor é derivada da escala maior, especificamente encontramos ela a partir da sexta nota da escala maior.
Vimos que no caso da escala Dó maior, a partir da sexta nota(Lá), temos a escala Lá menor(natural) , que é a escala menor relativa de Dó maior.
Para complementar o estudo sobre escala menor, existem outras duas formas de escalas menores a saber. São elas: Escala menor harmônica e escala menor melódica.
Escala menor harmônica.
A fórmula utilizada para encontrar a escala menor harmônica é:
T S T T S (T+S) T
Utilizando como exemplo a escala de Lá menor harmônica, temos as seguintes notas:
A(Lá), B(Si), C(Dó), D(Ré), E(Mi), F(Fá) e G#(Sol sustenido)
Note que a distância entre a nota F(Fá) e nota G#(Sol sustenido) é de 1 tom e meio(Tom + Semitom) e a diferença entre a escala menor natural e a escala menor harmônica é o VII grau(Sétimo grau), respectivamente, menor e maior.
Escala menor melódica
Para encontrarmos a escala menor melódica, utilizanmos a seguinte fórmula:
T S T T T T S
Utilizando como exemplo a escala de Lá menor melódica, temos as seguintes notas:
A(Lá), B(Si), C(Dó), D(Ré), E(Mi), F#(Fá sustenido) e G#(Sol sustenido)
Note que a diferença entre a escala menor melódia e a escala menor harmônica é o VI grau(Sexto grau), que será maior.
Essas duas variações de escalas menores foram criadas para oferecer possibilidades harmônicas e melódicas mais interessantes.
A escala menor melódica foi criada para resolver um “problema” de melodia da escala menor harmônica que tem entre o sexto e sétimo grau um intervalo de 1 tom e meio, que causa uma sonoridade forte e bem característica.
Para conhecimento, a escala menor harmônica é muito utilizada no rock e no heavy metal. Já a escala menor melódia é muito utilizada na música popular. Ela é considerada como um elemento indispensável na MPB e no jazz.
Por enquanto vamos ficar apenas com estas colocações. Que fique bem claro a diferença entre uma escala e outra. Você terá um entendimento muito maior, quando chegarmos ao estudo de campo harmônico. O campo harmônico é sem dúvida uma das aulas de violão e guitarra mais interessantes. É um assunto muito procurado pelos estudantes de música em geral.
Colaboração de um amigo ESPECIAL (créditos a ele) : WALMIR SILVA .
Nenhum comentário:
Postar um comentário