sábado, 8 de setembro de 2012

Conhecendo o seu Instrumento : O teclado (piano)



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*Introducao :
"Amigo músico, tocar teclado eh um privilegio , mesmo sendo de uma forma simples , usufrua HOJE mesmo disso ."
bruno bicalho

Com o desenvolvimento das formas musicais, envolvendo um universo de
sons, estilos e ritmos, cada mais vez torna-se indispensável ao estudante de música
o aprendizado de novas técnicas para o aprimoramento de sua musicalidade,
independendo do instrumento musical que na qual é o seu objeto do seu estudo.
O aperfeiçoamento musical deve seguir em escala crescente, com inovações,
improvisações, e, acima de tudo, objetivando o enriquecimento da cultura musical.
Numa divisão simples, pode-se dividir a música em três partes:
* Melodia : De forma simples, é o que é cantado. Tecnicamente, uma
seqüência de sons sucessivos.
* Harmonia : É o acompanhamento da melodia através de acordes.
* Ritmo : É a combinação de sons dentro de um compasso, que junto
com a harmonia, irá dar sustentação à melodia.
Este trabalho tem como finalidade o aperfeiçoamento da harmonia, de
forma simples e prática, visando unicamente estudantes de teclado e piano.
Conhecendo o Seu Instrumento
O teclado
O teclado é um dos instrumentos mais utilizados atualmente, por causa da
sua grande flexibilidade e diversas finalidades no mundo da música.
Com um simples teclado pode-se dispensar o acompanhamento básico de
outros componentes de um grupo musical (baterista, guitarrista,
contrabaixista, etc.).

Tipos de teclados
Sintetizadores
possuem vários timbres (sons) que na qual podem ser editados (alteração de
freqüências, modulação, efeitos, etc.), com isso criando novos timbres (sons).

Teclados com acompanhamento automático
São teclados que possuem vários estilos musicais (pop, jazz, rock, balada,
samba, bossa nova, dance, e muitos outros), onde pode-se criar e modificar
outros estilos, acompanhados por parte rítmica (bateria), baixo, strings,
cordas (violão, guitarra), metais (trompete, trombone, etc.), bem como ainda
pode-se sintetizar estes timbres (sons).

Workstations
São teclados mais complexos, que envolve síntese de sons e sequenciadores
para composição, arranjos de partes musicais ou peças musicais completas, e
ainda possuem a capacidade de síntese de timbres (sons).

Pianos digitais
São teclados com várias teclas (76,88), que possuem vários timbres de piano,
gran piano, piano elétrico, cravo, etc..
Controladores
São teclados com várias teclas (76,88), na maioria das vezes não possuem
timbres, que tem a finalidade de controlar outros instrumentos digitais
através de MIDI (comunicação entre instrumentos digitais), controla uma
bateria eletrônica, computadores, módulos de som, etc..
Atualmente existem inúmeras marcas de teclados, que vão dos mais simples
aos mais sofisticados com grande possibilidade de síntese de sons e arranjos
musicais.

Marcas mais conhecidas:
Cassio Yamaha Kawai
Roland Korg Alesis
Techinics Solton Ensomiq
Peavy General Music (GEM) Minami
Kurzwell CCE E-mu

As Notas
Como qualquer instrumento musical as notas básicas são:
dó ré mi fá sol lá si
Para uma melhor identificação das notas no teclado pode-se usar um modo bem
simples:
A primeira tecla branca antes das duas teclas pretas sempre será a nota .
A primeira tecla branca antes das três teclas pretas sempre será a nota .
Seguindo a nota para cima (da esquerda para a direita) teremos:
dó ré mi fá sol lá si dó ré mi ...
A distância de uma nota até a sua próxima repetição é chamada de oitava.
dó ré mi fá sol lá si dó ré mi ...
Oitava
Na maioria das vezes um teclado possui no mínimo quatro oitavas, podendo em
alguns modelos possuir mais de seis oitavas.


Os Acidentes
As teclas pretas do teclado representam uma alteração nos sons das teclas brancas,
aumento ou diminuindo tua tonalidade.
Sustenido (#)
Aumenta a nota em meio (1/2) tom (da esquerda para a direita)
dó dó#
Chama-se dó sustenido (nota dó aumentada meio (1/2) tom).
Bemol (b)
Diminui a nota em meio (1/2) tom, (da direita para a esquerda).
sol solb
Chama-se sol bemol (nota sol diminuída meio (1/2) tom).
Com as demais notas repete-se o mesmo processo:
fá aumentando meio (1/2) tom = fá# (fá sustenido)
lá aumentando meio (1/2) tom = lá# (lá sustenido)
ré diminuindo meio (1/2) tom = réb (ré bemol)
lá diminuindo meio (1/2) tom = láb (lá bemol)
Portando há notas com o mesmo som, mas com nomes diferentes:
dó# = réb (dó sustenido é igual a ré bemol)
Por que ?
Porque aumentando meio (1/2) de dó será igual a diminuirmos meio (1/2)
tom de ré.
O conjunto de uma oitava com as notas brancas e pretas é chamado de Escala Cromática.
Onde aparecem 12 semitons (semitom = meio tom).
Aumentando
dó dó# ré ré# mi fá fá# sol sol# lá la# si
réb mib solb láb sib
Diminuindo
Note que há uma igualdade no som de algumas notas:
dó # = réb
ré # = mib
fa # = solb
sol # = láb
la # = sib
As únicas notas que não são separadas por meio tom são:
mi e fá
si e dó
Ou seja não costuma-se chamar de mi# ou b, ou ainda, b ou si#.
Tom = semi tom (meio tom(½)) + semi tom (meio tom (½))
A distância entre C e D é de 1 tom (dois semi tons)
De C até C#, meio tom.
De C# até D mais meio tom
Então a distância de C até D é de 1 tom

Vamos agora a video aula sobre o assunto (teclado):

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