sexta-feira, 3 de maio de 2013

Aprenda as escalas musicais Cromática e Diatônica .


http://www.youtube.com/Bruno/Escalas

Escala musical







Uma escala musical é :
1) um grupo de notas musicais que derivam, em parte ou no todo, do material escrito de uma composição musical;
2) uma sequência ordenada de tons pela frequência vibratória de sons, (normalmente do som de frequência mais baixa para o de frequência mais alta), que consiste na manutenção de determinados intervalos entre as suas notas.

INTERESSANTE : 
Freqüência sonora das notas :



ONDAS DE SOM EM DIFERENTES INSTRUMENTOS :

Em solfejo, as sílabas para representar as notas, de quaisquer escalas, são: Dó, Dó sustenido, Ré, Ré sustenido, Mi, Fá, Fá sustenido, Sol, Sol sustenido, Lá,Lá sustenido Si. Estas notas, no Mundo Anglo-Saxônico, são representadas pelas equivalentes seguintes letras: C, D, E, F, G, A, B, respectivamente, apesar de que, no solfejo, os anglo-saxônicos preferem usar números, substituindo as sílabas anteriormente mencionadas, por 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, embora possam também usar as sílabas em vez dos números. Similarmente, o acidente de sustenido adicionado a uma destas notas, e que adiciona meio tom na altura desta, é representado pelo símbolo "♯" na nomenclatura anglo-saxônica; enquanto o "bemol", adicionado a qualquer nota, e que diminui a altura do som da nota em meio tom, é representado pelo símbolo "♭" na nomenclatura anglo-saxônica.

ASSISTA AOS VIDEOS PARA MELHOR ENTENDER :
ESCALAS VIDEO 1 :

APROFUNDANDO NAS ESCALAS VIDEO 2  :


Tipos de Escalas
Primeiramente vamos aprender o que são INTERVALOS
Intervalos são os espaços que existem ENTRE as notas que podem ser de MEIO TOM OU 1 SEMITOM (1 tecla no piano ou 1 casa no violão) ou de 1 TOM (2 teclas no piano ou 2 casas no violão.)
Aqui temos um desenho dos principais intervalos das notas :


Na cultura ocidental as escalas mais utilizadas são :
Escala cromática ;
Escala Diatônica Maior ;
Escala Diatônica Menor .

A Escala cromática é aquela formada por todos os semitons que existem entre as notas ou graus de uma oitava, para cada meio tom acima de uma nota usa-se # (sustenido) e meio tom abaixo usa o b (bemol). Nesse momento você pode se confundir, pois bemois e sustenidos se equivalem nos sons em determinadas situações, mudando somente a nomenclatura, como, por exemplo: Dó# e Réb. Também é bom aprender desde já que não existe Si# e Mi# e nem Dób e Fáb.

Escala diatônica é uma escala de oito notas, com cinco intervalos de tons e dois intervalos de semitons entre as notas. Este padrão se repete a cada oitava nota numa seqüência tonal de qualquer escala. A escala diatônica é típica da música ocidental e concerne à fundação da tradição da música européia. As escalas modernas maior e menor são diatônicas, assim como todos os sete modos tonais utilizados atualmente.
No exemplo abaixo vemos a escala Diatônica de Do maior e se REPETIR RIGOROSAMENTE todos os intervalos nas demais escalas dos outros acordes maiores vai obter suas respectivas notas .





OBSERVEM OS INTERVALOS COMO VIMOS ANTERIORMENTE !

USE A ESCALA Diatônica para SOLAR : 

SOLO PARTE 2 :


ASSISTA TAMBEM : 
OUTRA FUNCAO DA ESCALA DIATONICA :

Nenhum comentário:

Postar um comentário