A primeira dúvida da maioria é a seguinte: “qual a diferença entre um verbo irregular e um verbo regular?“. Para início de conversa anote aí que não há nos livros de gramática uma parte que trate apenas dos verbos regulares. Por quê? Pelo simples fato deles serem muitos e por não serem difíceis de serem aprendidos. Ou seja, a maior parte dos verbos em inglês é regular. Mas afinal, o que é um verbo regular?
Quando nos deparamos com o tempo verbal conhecido como Simple Past (Passado Simples) em inglês aprendemos que devemos acrescentar -ed ao verbo. Por exemplo,
work – worked
talk – talked
study – studied
dance – danced
play – played
add – added
like – liked
start – started
Essa mesma ‘regra‘ vale quando temos de escrever os verbos no Past Participle (Particípio Passado). A ‘regra’ é quase geral: a maioria dos verbos em inglês recebem a partícula -ed para indicar que estão no Simple Past ou no Past Participle. Como esses verbos são escritos de acordo com a regra podem ser chamados de regulares.
No entanto, há um grupo de verbos que são escritos de modo diferente. Ou seja, a tal regrinha do -ed não funciona com eles. Esses verbos são escritos como se fossem outra palavra no Simple Past e no Past Participle. Como eles são escritos de modo diferente, são conhecidos como irregulares. Veja alguns abaixo:
have – had – had
go – went – gone
get – got – got/gotten
do – did – done
say – said – said
know – knew – known
give – gave – given
A forma como você vê acima é visto na maioria das escolas como tabela de verbos irregulares.
Agora vamos a uma tabela dos verbos regulares e irregulares , bons estudos pessoal e não se preocupem com SOTAQUE !
Enjoy :
Infinitivo Passado Português
Exemplos :
1) Com verbo regular :
He studied math yesterday .
Ele estudou matemática ontem .
2) Com verbo irregular :
He has eaten too much .
Ele tem comido muito .
De importante MESMO fica o entendimento da "coisa" hehe , agora você pode ler e praticar! Bons estudos!